Condições de Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

REQUISITOS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGO

1 Ineditismo
Os trabalhos deverão ser inéditos no Brasil – salvo dispensa pelo Editor-Chefe, considerada a relevância do tema, a qualidade da pesquisa e a notoriedade da(s) autora(s) ou autor(es) – e sua publicação não deve estar pendente em outros veículos, impressos ou eletrônicos. Após a publicação deste periódico, os textos poderão ser reproduzidos em outros meios, desde que citando o original como fonte.

2 Originalidade 
Os trabalhos deverão ser originais e, portanto, não poderão conter plágio ou autoplágio, sob pena de rejeição, a qual também será aplicada caso seja identificada a utilização de Inteligência Artificial na redação/elaboração do trabalho. A citação literal, a paráfrase ou o resumo de outras obras deverão vir obrigatoriamente acompanhados da referência à publicação original. A citação de trabalho anterior da(s) autora(s) e/ou autor(es) de acordo com as regras da ABNT não configura autoplágio.

3 Titulação mínima
Os artigos deverão ser assinados por pelo menos uma autora ou autor que possua titulação mínima de doutora ou doutor, em qualquer área do conhecimento, sendo permitida a coautoria (limite de até três autores por artigo) e dispensada a exigência de de doutoramento das coautoras e/ou coautores.  

4 Termo de Submissão de Artigo: declaração de ineditismo e originalidade, e autorização para publicação
Para submeter o artigo, a(s) autora(s) e/ou o(s) autor(es) deve(m) assinar o Termo de Submissão de Artigo, com declaração de ineditismo e originalidade e autorização para publicação sem ônus nas versões impressa e online, sob a licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), e com a sujeição do texto às normas de padronização adotadas pela revista Estudos Eleitorais. Este documento deverá ser devidamente anexado e enviado como “Termo de Submissão de Artigo”, por meio do site da revista, no momento da submissão do artigo. O Termo está disponível na aba "Submissões", em "Termo de Submissão".

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS

Os originais devem ser apresentados de acordo com as seguintes normas:  

1 Formatação do artigo

Tipo de arquivo: .doc, .docx, OpenOffice ou RTF. 

Idioma: português. Página: formato A4 (210 x 297 mm).

Fonte: Times New Roman ou Arial.   

Tamanho: 12 para texto e títulos; 11 para citações de mais de 3 linhas, e 10 para notas de rodapé, legendas e fontes de tabelas e ilustrações.

Espaçamento entre linhas: 1,5.   

Parágrafo: primeira linha 1,25; sem espaçamentos antes ou depois.   

Número de páginas: mínimo de 15 e máximo de 30, descontadas as da lista de referências. Título das seções: inicial maiúscula, em negrito, alinhamento à esquerda. 

Numeração das seções: deve ser progressiva, identificada com algarismos arábicos, sem ponto, com dois espaços antes do título (Exemplo: 1 Seção primária); as subseções têm ponto intermediário (Exemplo: 1.1 Seção secundária). As seções “Introdução”, “Conclusão” e “Referências” não são numeradas.

Citações: até 3 linhas – no corpo do texto entre aspas, sem itálico; mais de 3 linhas – devem figurar em parágrafo próprio, com recuo de 4 cm, fonte tamanho 11, espaçamento simples, sem aspas e sem itálico, conforme ABNT NBR 10520:2023. Citações em língua estrangeira devem ser traduzidas e seguidas da expressão “tradução nossa” entre parênteses, indicando-se o texto original em nota de rodapé.

Sistema de chamada: as fontes das citações devem ser indicadas no corpo do texto principal pelo sistema autor-data, conforme item 6.1 da ABNT NBR 10520:2023. Todas as fontes utilizadas na pesquisa e citadas no texto deverão constar no final do artigo na Seção “Referências”. 

Referências: as referências completas devem ser apresentadas apenas ao final do texto, em ordem alfabética, de acordo com a ABNT NBR 6023:2018. As referências legislativas ou jurisprudenciais devem conter todos os dados necessários para sua adequada identificação e localização. Em citações de sites, deve-se indicar expressamente a data de acesso no seguinte formato: “Acesso em: 16 mar. 2024”. 

Notas de rodapé: fonte tamanho 10, entrelinhas simples, alinhamento justificado; devem ser concisas e utilizadas preferencialmente para apresentação de conceitos e explicações que não possam ser inseridos no corpo do texto.   

Destaques: todo destaque que se queira dar ao texto deve ser feito com o uso de itálico. Jamais deve ser usado o negrito ou a sublinha para este fim.

Gráficos, tabelas e imagens:* se indispensáveis à clareza do texto, devem ser apresentados em tons de cinza, no corpo do artigo e, também, em arquivos separados (um arquivo para cada gráfico, tabela ou imagem). Os gráficos devem apresentar: largura máxima de 10 cm; formato vetorial aberto e editável; e legendas curtas e autoexplicativas. Todo gráfico elaborado pelo autor deve trazer incorporados os dados que o originaram. As imagens (bitmap) devem apresentar largura mínima de 12 cm e resolução mínima de 300 ppi.   

*Acessibilidade para pessoas com deficiência: gráficos, tabelas e imagens devem ser acompanhados da respectiva descrição (texto alternativo) a fim de garantir o pleno acesso às informações das imagens por meio de leitores de tela. O texto alternativo deve ser fiel à imagem, englobando seus pontos fundamentais de forma clara, objetiva e sucinta.   

2 Estrutura do artigo

2.1 O artigo deve conter:  

 2.1.1 Título e subtítulo (se houver) em português e em inglês, com inicial maiúscula apenas na primeira palavra, à exceção dos nomes próprios. O título deve ser claro, conciso e representativo do assunto abordado e conter no máximo 20 palavras. O título traduzido em inglês deve obedecer às mesmas regras.

2.1.2 Resumo em português e em inglês (abstract), com 100 a 250 palavras, redigido em um só parágrafo, em espaço simples, obedecendo às pontuações gramaticais, conforme a ABNT NBR 6028:2021. Deverá ressaltar o objetivo, o método (tipo de pesquisa ou estrutura textual) e a conclusão. 

2.1.3 Palavras-chave em português e em inglês (keywords), com iniciais minúsculas, separadas por ponto-e-vírgula e finalizadas por ponto, de acordo com a ABNT NBR: 6028:2021. Devem ser no mínimo três e no máximo cinco e expressar as ideias centrais do texto. 

2.2 Apresentação lógica e sequencial de elementos textuais (introdução, desenvolvimento e conclusão):  
Introdução: deverá conter a justificativa e os objetivos do trabalho, ressaltando a relevância do tema investigado; Desenvolvimento: abrangerá a discussão e/ou análise das hipóteses apresentadas, com amparo bibliográfico adequado; Conclusão: deverá conter, de forma concisa, a resposta aos objetivos propostos. 

 

ENVIO DOS ARQUIVOS

1 O artigo deverá ser remetido em formato eletrônico, por meio da página da revista. Acesse aqui!

2 Para submeter artigos, é necessário cadastro prévio na Plataforma OJS. Portanto, toda comunicação será feita por meio desse sistema de submissão eletrônica.  

3 Solicita-se que o nome dos autores não apareça no corpo do artigo. Requer-se também a supressão de trechos que prejudiquem a garantia do anonimato na avaliação e de dados de identificação nas propriedades do documento.  

4 Todos os dados de identificação dos autores deverão ser digitados diretamente nos campos apropriados da página de cadastro do artigo e do/a(s) autor/a(s) no sistema de submissão de artigos, incluindo nome completo, endereço postal, telefone e e-mail para contato com os leitores, com uma breve descrição do currículo e filiação institucionalEsses dados não devem constar do arquivo Word enviado pelo portal

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS ARTIGOS 

1 Recebido o trabalho pela Coordenação da Revista, realizar-se-á o respectivo aviso de recebimento à(s) autora(s) e/ou ao(s) autor(es) por e-mail.   

2 Os textos serão remetidos à análise de dois pareceristas, indicados pelo Editor-Chefe, para avaliação qualitativa de sua forma e conteúdo, seguindo o sistema double blind peer review.  

3 Em caso avaliações díspares, o trabalho poderá ser submetido a uma terceira avaliação, a critério do Editor-Chefe.  

4 Os trabalhos que não atenderem a qualquer uma das normas de submissão serão devolvidos com observações à(s) autora(s) e/ou ao(s) autor(es), que poderão reenviá-los, por meio do site da revista, após efetuarem as modificações necessárias. A revista Estudos Eleitorais não se responsabilizará por realizar qualquer complemento nos trabalhos, tais como inserção de resumo ou palavras-chave, que ficam por conta exclusiva da(s) autora(s) e/ou do(s) autor(es) do artigo.  

5 As autoras e os autores serão comunicados do resultado da análise e receberão por e-mail o parecer anônimo em caso de rejeição dos trabalhos. Lembra-se que todas as decisões referentes à submissão do artigo estarão disponíveis na página de acompanhamento, no site da revista, que poderá ser acessada pelo login e senha dos autores.

6 Independentemente de blind peer review e do atendimento do formato padrão de publicação, a Coordenação da Revista poderá excepcionalmente aceitar trabalhos como artigos convidados, se considerar que a contribuição do estudo é de fundamental importância para a temática. A quantidade de artigos convidados não excederá a 25% (vinte e cinco por cento) do total de artigos da edição. 

 

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

Não será devida remuneração a qualquer título em decorrência da publicação de trabalhos autorais na revista Estudos Eleitorais. A submissão de artigos implica ciência de que a publicação, em caso de aceite, dependerá de cessão gratuita de direitos de reprodução, divulgação e armazenamento em meio digital ou impresso sem fins lucrativos. As pessoas autoras conservam integralmente os direitos morais relacionados ao trabalho publicado.