Acesso das mulheres aos cargos público-eletivos: Teoria da Justiça de Rawls aplicada aos desafios da participação e representatividade no Brasil
pdf (Português (Brasil))

Palabras clave

mulher na política
empoderamento feminino
cota de gênero
Teoria da Justiça de Rawls

Cómo citar

RIBEIRO DUQUE ESTRADA LOPES, Júlia Helena; MAGNO E SILVA GUERRA, Arthur; DE MOURA GUERRA ALMEIDA, Larissa. Acesso das mulheres aos cargos público-eletivos: Teoria da Justiça de Rawls aplicada aos desafios da participação e representatividade no Brasil . estudios electorales, [S. l.], v. 17, n. 1, 2024. Disponível em: https://tse.emnuvens.com.br/estudoseleitorais/article/view/268. Acesso em: 12 oct. 2025.

Resumen

O estudo analisa a participação das mulheres na política brasileira, abordando a evolução histórica do direito de sufrágio e as lutas por conquistas de espaços político-eleitorais, abordando a Teoria da Justiça de Rawls, como referencial teórico. A estrutura textual discute questões contemporâneas de representatividade política feminina. Destaca-se a necessidade de ampliar a igualdade de gênero nos cargos público-eletivos, buscando formas de garantir uma participação política mais equitativa e inclusiva, e a igualdade de gênero nos cargos público-eletivos explorando estratégias como cotas de gênero. São abordadas as barreiras enfrentadas pelas mulheres, como estereótipos de gênero e desigualdades estruturais. Por fim, o ensaio ressalta a importância de promover a participação política das mulheres como um meio de fortalecimento da democracia e alcançar uma sociedade mais justa e igualitária. Ao aplicar os princípios rawlsianos na esfera política brasileira, espera-se avançar rumo à igualdade de gênero e garantir representatividade mais justa e inclusiva para as mulheres.

pdf (Português (Brasil))
Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Derechos de autor 2024 Estudos Eleitorais