Propaganda eleitoral e a proteção de dados nas campanhas eleitorais
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Palabras clave

Propaganda eleitoral
Internet
Proteção de dados
LGPD

Cómo citar

PEIXOTO VEIGA, Luiza. Propaganda eleitoral e a proteção de dados nas campanhas eleitorais. Estudos Eleitorais, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 144–159, 2023. Disponível em: https://tse.emnuvens.com.br/estudoseleitorais/article/view/211. Acesso em: 30 may. 2025.

Resumen

O artigo trata da influência da coleta em massa de dados sociais pelas tecnologias usadas para fins eleitorais. As novas tecnologias disponíveis aos eleitores trazem claras implicações ao Direito Eleitoral, principalmente no que
tange às comunicações, às propagandas eleitorais e, por consequência, à igualdade da disputa eleitoral. A disputa eleitoral possui como elemento central a
captação da preferência dos eleitores e, por esse motivo, nas sociedades democráticas, a competição por cargos políticos leva a uma intensa disputa pelo
destaque nos meios de informação. O estudo destaca os princípios de proteção
de dados normatizados pela LGPD, como instrumento de regulamentação do
tratamento de dados para fins políticos, como forma de garantir transparência
aos eleitores e legitimidade ao pleito eleitoral.

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