Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma síntese dos estudos realizados
durante a revisão do Eixo 3: Propaganda Eleitoral e Temas Correlatos, Tema 1 –
Conceitos e Princípios (tema transversal). O problema que protagonizou os
nossos estudos, ao longo dos trabalhos, foi como a Sistematização das Normas
Eleitorais (SNE) pode conduzir à estruturação das normas para que a propaganda eleitoral seja visibilizada e, portanto, mais acessível a todas as camadas da população. Dentre as questões, este capítulo enfatiza que o papel das
línguas naturais dos povos nativos seja estimulado na propaganda eleitoral a
fim de que ocorra a efetivação dos direitos à diferença, seja pelos(as) candidatos(as) indígenas ao pleito, seja por eleitores(as) indígenas. Assim, são trazidas
partes do relatório entregues ao Eixo 3 e apresentados os principais conceitos e proposituras de alterações e sugestões de atualização da linguagem da
propaganda eleitoral – um quadro conceitual sobre a propaganda eleitoral e
o direito às visibilidades para todas as candidaturas. A abordagem metodológica empregada na pesquisa é qualitativa, descritiva e exploratória, com os
procedimentos bibliográfico e documental.

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